quarta-feira, 29 de abril de 2009

Você sabia?

Os moinhos de vento rodam sempre no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Excepto na Irlanda.

No aeroporto de Gloucestershire em Inglaterra, costumavam tocar música da Tina Turner para afastar as aves da pista.

A Antártida é o único continente que não tem nenhuma zona terrestre abaixo do nível do mar.

Todos os anos, 9 milhões de toneladas de sal (mais de 10% da produção mundial), são gastos nas auto-estradas dos EUA para derreter o gelo.O custo de comprar e aplicar o sal nas estradas ascende aos 200 milhões de Euros.

Mais de 1000 pássaros morrem por ano esmagados nas janelas dos Estados Unidos.

A primeira fotografia a cores foi tirada em 1861 por James Maxwell. Ele fotografou uma faixa de tartan.

Para fabricar uma tonelada de papel são necessárias 14 árvores de 25 metros de altura e 20 centímetros de diâmetro e gastar 100 mil litros de água.

Todos os dias são feitas cerca de mil milhões de fotocópias. Um terço dessas fotocópias são completamente desnecessárias, tornando-se num grande desperdício de papel.

Em meio minuto, o esvaziamento do Rio Amazonas mataria a sede de toda a população mundial.

4% da riqueza mundial é o suficiente para colmatar as necessidades básicas do mundo.

O lápis é o objecto mais utilizado em qualquer canto do mundo. O Brasil é o maior produtor: mais de um bilião de unidades por ano saem da fábrica da Faber-Castel em São Paulo. Os maiores consumidores são os norte-americanos: 2 biliões e meio de lápis por ano.

Aspirina

Aspirina É da casca do salgueiro que vem o princípio activo da aspirina. A salicina e o salicilato, extraídos dessa árvore, eram usados contra a cefaleia na Mesopotamia, 3 mil anos a.C. No entanto, a aspirina foi patenteada pela indústria alemã Bayer em 10 de outubro de 1897. O químico Felix Hoffmann, com a ajuda do professor Heinrich Dreser, sintetizou o ácido acetilsalicílico para aliviar as dores reumáticas do seu pai. O nome do remédio mais popular do século foi formado assim: "a" vem de acetil; "spir" é a raiz do ácido espírico (substância quimicamente idêntica ao ácido acetilsalicílico); e o "ina" é um sufixo que se adicionava ao nome de todos os medicamentos no final do século XIX.

Por que as frutas escurecem depois de cortadas?

Quando o oxigênio entra em contato com essas frutas ele reage com uma substância delas e as escurece, ou oxida como dizem os químicos. Mas isso não quer dizer que as frutas estragaram. Para retardar essa oxidação, quando cortar ou descascar essas frutas você pode regá-las com limão. O ácido do limão ou da laranja podem fazer com que as frutas demorem a ficar escuras porque o ácido é um anti-oxidante.